Com crescimento de emprego e renda, Curitiba é a capital da classe média no País, aponta estudo
- Rede TV Paraná
- 2 de jun.
- 1 min de leitura

Curitiba registrou, nos últimos anos, um crescimento das classes de maior renda e redução dos estratos mais pobres, se tornando a capital com maior participação da classe C do País, com 40,9% da população na classe média.
Os dados são do estudo “Classes de Renda no Rio”, elaborado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A capital paranaense ficou à frente de Goiânia (38%), Palmas (37,9%) e Campo Grande (37,4%). O levantamento utiliza dados do IBGE para mapear a trajetória do número de pessoas por classes de renda A, B, C e D/E, entre 2020 e 2023, nas 27 capitais do país.
No período, a redução da pobreza e o aumento da renda em Curitiba se refletiu no acréscimo de 27,7 mil pessoas na classe C, de 13,5 mil na população da classe A e de 15,6 mil na classe B. Em contrapartida, as classes mais pobres diminuíram de tamanho. Cerca de 14,3 mil pessoas deixaram as classes D e E neste período na capital. A capital paranaense é a segunda com menor percentual de pessoas nas classes D e E, 25,1%, atrás apenas de Florianópolis, com 16,5%. Em algumas capitais, o índice supera os 60%.
Comentários