Em cúpula do BRICS, diretor da Itaipu destaca papel do jovem na transição energética
- Rede TV Paraná
- 10 de jun.
- 1 min de leitura

André Pepitone falou durante o 7th BRICS Youth Energy Summit, em Brasília (DF)
O diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone, participou nesta segunda-feira (9) do 7th BRICS Youth Energy Summit, realizado em Brasília, no Palácio da Justiça. Representando o diretor-geral brasileiro da Binacional, Enio Verri, Pepitone integrou o painel “Soft Launch of the BRICS Youth Energy Outlook”, reafirmando o compromisso do Brasil e da Itaipu com uma transição energética limpa, justa e inclusiva.
Em sua fala, Pepitone destacou o papel estratégico da juventude na construção de soluções energéticas sustentáveis que vão além da inovação tecnológica. Segundo ele, a transição energética precisa também ser social e territorialmente justa, considerando as diferentes realidades dos países do Sul Global.
“Os jovens estão na linha de frente das transformações — propondo soluções, mobilizando comunidades e impulsionando mudanças que respeitam as diversidades regionais e ampliam o acesso à energia como um direito de todos”, afirmou.
Ao falar sobre o papel do Brasil no cenário energético global, Pepitone ressaltou que o país possui uma das matrizes elétricas mais limpas entre as grandes economias, com cerca de 85% da geração elétrica proveniente de fontes renováveis, como hidrelétrica, solar, eólica e bioenergia. Ele destacou ainda a contribuição histórica de Itaipu Binacional nesse contexto, com mais de 3 bilhões de megawatts-hora de energia limpa gerados desde sua fundação, em cooperação com o Paraguai.
Comments