Cresol Sicoper avança em classificação de risco de crédito pela Fitch Ratings
- Rede TV Paraná
- 1 de ago.
- 2 min de leitura
A central entrou para a classificação A, que representa um nível de qualidade de crédito muito alto e reforça a solidez do sistema

A Central Cresol Sicoper conquista sua classificação de risco de crédito de curto e longo prazos na avaliação da Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo.
No Rating Nacional de Longo Prazo, a cooperativa obteve a classificação A-(bra), alcançando um nível de qualidade muito alto, que reforça a solidez e a resiliência do sistema. O nível mais alto é representado por AAA na escala.
A evolução aconteceu também no Rating Nacional de Curto Prazo, que alcançou a classificação F2(bra) em 2025. Essa classificação é atribuída ao menor risco de inadimplência em relação a outros emissores no mesmo país ou união monetária.
Na avaliação, a Fitch Ratings destaca pontos como o ganho de escala do modelo de negócios da cooperativa, os riscos que assume e o ritmo de crescimento.
Esses fatores analisados incluem não só a Central, mas também as cooperativas singulares que fazem parte da Central Sicoper. A agência considerou o bom desempenho da Sicoper nos últimos dois anos, neste período a cooperativa cresceu suas operações, melhorou seus indicadores financeiros, manteve bons níveis de qualidade de ativos, diversificou suas fontes de captação de recursos e teve uma melhora na rentabilidade.
“Esta classificação é um reconhecimento importante do trabalho sério e comprometido que temos realizado em todo o Sistema Cresol Sicoper. Esse resultado reflete não apenas a solidez da nossa central, mas também a força das nossas cooperativas singulares; Avançamos muito de forma consistente, alinhada com o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma o gerente de risco da Central Cresol Sicoper, Washington Araujo de Lima
Crescimento sustentável
A Fitch Ratings também reforça que a estratégia de crescer de forma planejada em áreas urbanas tem gerado bons resultados, com um aumento de 40% em ativos. Além disso, o principal indicador de rentabilidade cresceu 62% em relação a 2023 e o retorno sobre o patrimônio (ROE) foi de 16,8%, mostrando que o crescimento também está trazendo mais lucro para o sistema.
“Estamos em uma crescente e consistente fase de avaliações positivas, fruto do nosso compromisso com uma gestão responsável em consonância com os princípios do cooperativismo. Esta avaliação pela Fitch Ratings reforça que estamos no caminho certo: da solidez, credibilidade e foco no desenvolvimento sustentável. Essa conquista é fruto do trabalho coletivo das nossas cooperativas, da confiança dos nossos cooperados e da busca constante pela excelência”, diz o diretor administrativo da Central Cresol Sicoper, Volmir Oldoni.
Atualmente, a Cresol Sicoper atende mais de 298 mil cooperados em 6 estados brasileiros. São 264 agências em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão.




Comentários