top of page

Moradores pediram e Prefeitura de Curitiba constrói nova passarela de madeira em Santa Felicidade

  • Foto do escritor: Rede TV Paraná
    Rede TV Paraná
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop reconstrói passarela no final da Rua João Menegusso, em Santa Felicidade. Curitiba, 21/05/2025.


FOTO: Isabella Mayer/SECOM
FOTO: Isabella Mayer/SECOM

A Rua João Menegusso, no bairro Santa Felicidade, é cortada ao meio por uma grande área verde onde o Rio Cascatinha realiza o percurso até a sua foz no Rio Barigui. A passarela em madeira, que liga os dois pontos da via, muito usada pelos moradores para reduzir o percurso, estava deteriorada, com risco de queda e por isso está sendo reconstruída pela Prefeitura de Curitiba.


A construção da nova passarela atende à solicitação da comunidade e está sendo executada sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas.


A passagem de eucalipto de reflorestamento tem cerca de 15 metros de comprimento e 1,5 de largura. A passarela serve como importante ligação entre a Vila Hakin e a Via Vêneto e a Avenida Manoel Ribas. Além disso, facilita o trajeto para a Unidade de Saúde Santa Felicidade e a Rua da Cidadania. Na região também há um grande número de condomínios e os funcionários utilizam o local para deslocamento.


Redução no tempo

Para a doméstica Luciene de Araújo, 55 anos, que trabalha em um condomínio localizado próximo à passarela, o local é de extrema importância no seu cotidiano. “É uma diferença muito grande de tempo. Usando a passarela eu chego em 15 minutos até o Terminal Santa Felicidade, me poupa uma bela caminhada”, comenta.


Os trabalhos iniciaram na última semana, pela remoção da antiga passarela. A nova estrutura está sendo construída do zero junto com o alargamento do acesso que leva até a passagem. “Antes eram só umas madeiras e era um mato bem fechado. Tinha que ter coragem para passar. Mas agora vai ficar muito bom, porque é um caminho super importante”, complementa Luciene.


Mobilidade da população

A Prefeitura de Curitiba mantém um trabalho contínuo de manutenção de pontes e passarelas na cidade, sejam elas de madeira, concreto ou metálicas. São intervenções que incluem vistorias estruturais, reforço em fundações, recuperação de guarda-corpos e melhorias no pavimento das travessias para garantir a segurança e a mobilidade da população.


Para o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo Vitor Luca, o trabalho realizado em pontos específicos da cidade contribui para o cotidiano dos cidadãos. “A Prefeitura de Curitiba atua em toda a cidade fazendo a manutenção dessas estruturas que são as passarelas de madeira, porque essas ações, embora sejam localizadas, têm uma grande importância para a comunidade que vive no entorno. Porque acaba facilitando o deslocamento da população”, explica.


Desde janeiro, cerca de 20 pontes e passarelas passaram por melhorias. A maior parte das intervenções foi realizada em passarelas de madeira, como a da Rua João Menegusso, que são mais vulneráveis às intempéries do período.


Como solicitar

Para solicitar manutenção em pontes e passarelas o cidadão deve acionar o 156, ou fazer pelo Guia de Serviços no Portal da Prefeitura, da abertura de protocolos nas regionais administrativas da Prefeitura ou através de proposições de vereadores.


Fonte: Secom/PMC


 
 
 

コメント


  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Life Group - RedeTV! Paraná
Todos os direitos reservados

 
bottom of page