top of page

Unidades do Sine Municipal atendem mais de 2 mil pessoas nos primeiros dias de 2026

  • Foto do escritor: Rede TV Paraná
    Rede TV Paraná
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura
PREFEITURA DE CURITIBA
PREFEITURA DE CURITIBA

As unidades do Sine Municipal de Curitiba registraram movimento recorde na retomada dos atendimentos em janeiro. Nos três primeiros dias da semana (5, 6 e 7), 2.386 pessoas procuraram atendimento, enquanto no mesmo período de 2025 foram registrados 438. Em porcentagem, o aumento foi de 447,7%.


A grande procura é de trabalhadores desligados em dezembro, que buscam novas oportunidades, e os que enfrentaram dificuldades para solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo e recorreram ao atendimento presencial para dar entrada no benefício.


De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o crescimento expressivo na demanda reflete o início do ano como um período de retomada de planos e busca por novas oportunidades no mercado de trabalho. Segundo ele, o movimento também demonstra a confiança da população no serviço oferecido pela Prefeitura.


“Muitas pessoas começam o ano motivadas a conquistar uma vaga, mudar de emprego ou dar o primeiro passo na vida profissional. Esse aumento na procura mostra que o trabalhador confia no serviço público e vê nas unidades do Sine um caminho para recomeçar”, afirma.

Procura de vagas

Os atendimentos envolveram diferentes serviços, com predominância da busca por novas oportunidades de trabalho. Na primeira semana de 2026, 936 pessoas procuraram as unidades para consultas sobre vagas, 708 buscaram informações sobre seguro-desemprego, 110 solicitaram orientações sobre carteira de trabalho e Previdência Social e 60 buscaram informações sobre cursos profissionalizantes.


Para Martins, o trabalho realizado nas unidades vai além do encaminhamento para vagas e contribui diretamente para a inclusão produtiva da população. “Nosso compromisso é facilitar o acesso ao emprego. Acreditamos que o trabalho é um instrumento fundamental de dignidade, autonomia e desenvolvimento econômico, e é isso que nossas equipes garantem diariamente no atendimento à população”, destaca.


Resoluções de início de ano

A pedagoga Janaina Maria Mendes esteve com o filho, Lorenzo Fiori, de 17 anos, na unidade do Sine da Praça Rui Barbosa, em Curitiba. O objetivo inicial era fazer a carteira de trabalho de Lorenzo. Durante o atendimento, eles receberam orientações sobre como emitir a carteira digital e também foram informados sobre possibilidades de estágio e trabalho como aprendiz para quem busca o primeiro emprego.


“Foi muito importante conhecer essas possibilidades para o meu filho. Ele já demonstra vontade de trabalhar, ter mais autonomia e começar a vida profissional”, diz Janaina.

A farmacêutica Ingrit Stupp Tonett Correa procurou a unidade para dar entrada no seguro-desemprego. O pedido não pode ser concluído naquele momento devido à ausência de uma informação na documentação fornecida pelo hospital onde trabalhava. Ainda assim, ela destacou a qualidade do atendimento recebido e as orientações sobre o benefício, além de ter conhecido as vagas disponíveis para sua área de atuação.


“Fui muito bem atendida e saio com a certeza de que terei acesso ao benefício a que tenho direito. Não deu certo agora por causa do carimbo que o hospital deveria ter colocado na documentação. Na próxima vez, também vou pesquisar as vagas para já voltar ao mercado de trabalho”, afirma Ingrit.

Serviços oferecidos pelo Sine Municipal

As unidades do Sine Municipal oferecem serviços gratuitos, como consulta de vagas de trabalho, encaminhamento para processos seletivos, orientação sobre a emissão e o uso da Carteira de Trabalho Digital e a emissão da isenção de crédito no transporte coletivo para deslocamento aos processos seletivos, nos casos em que o trabalhador atende aos critérios do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.


As unidades do Sine Municipal funcionam nos Espaços do Trabalhador Curitibano, distribuídos pelas dez Administrações Regionais de Curitiba.


O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e é feito  por ordem de chegada.


Locais de atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.











 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Life Group - RedeTV! Paraná
Todos os direitos reservados

 
bottom of page